You are here
Comportamento 

Edição especial de cerveja estilo espumante

Você sabia, sugar baby, que o sonho do empresário Marcelo Stein, da Cervejaria Paulistânia, sempre foi conectar sua expertise em rótulos internacionais com uma marca própria de cerveja no país? Assim, surgiu a marca que acaba de lançar uma cerveja estilo espumante, em homenagem à Ponte Estaiada, em São Paulo. “Buscamos algo para ‘beber história’ e assim surgiu a Paulistânia, uma cerveja artesanal produzida com os melhores ingredientes, onde cada rótulo traz o nome de um ponto histórico e importante da cidade, como Pátio do Colégio e Viaduto do Chá”, explica o executivo.

Para comemorar dez anos da marca, a Paulistânia traz uma edição especial, a Paulistânia X, uma cerveja do estilo Barley Wine, encorpada e maltada que tem a adição de pimenta rosa. Com teor alcoólico de 10%, será vendida em duas versões: Brut Barley Wine e Barley Wine. “A primeira é uma Brut pelo método de produção de espumantes conhecido como Charmat, sendo que a segunda fermentação foi feita com levedura de espumante. A cerveja passa por uma segunda fermentação feita na vinícola com levedura de espumante, ganhando característica frisante e complexidade aromática. De final seco como um bom espumante Brut, ela deixa um leve dulçor do malte na boca”, diz Stein.

Ambas foram produzidas na cervejaria durante um mês de processo. Após essa etapa, uma parte da cerveja foi transportada para a vinícola Góes para a segunda fermentação, que levou aproximadamente dois meses, resultando num total de três meses de processo que originou a Paulistânia Brut Barley Wine. “Como é uma cerveja em homenagem aos dez anos da Paulistânia, e o número 10 em algarismo romano é “X” e seu formato remete à Ponte Estaiada, decidimos escolher esse ponto por ser um dos mais famosos cartões postais da cidade, além da ponte ter também, dez anos de existência”, explica Marcelo Stein, diretor da Bier & Wein, importadora que criou a Paulistânia. “Além disso, a ponte representa uma junção do moderno e sofisticado, e, nossa Paulistânia X representa essas duas características”, finaliza.

Renata Rode

Related posts

Leave a Comment